POSTAGEM MAIS ANTIGAS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

LEMBRANÇAS E LEMBRANCINHAS

A nossa vida é feita de pequenas sutilezas, gentis gestos que tecidos, como numa colcha de retalhos, vão formando um painel onde se encontram os nossos melhores momentos. Essa demonstração de carinho pode estar contida em detalhes amenos, como deixar um recadinho escrito à pessoa amada, mandar um email, telefonar só para dizer na pressa do dia-a-dia um rápido “te amo”. Não há dinheiro que pague por tudo isso. À vezes nos frustramos quando não recebemos essa atenção. Tenho um amigo que no dia do seu aniversário ficou o dia todo em casa, esperando a ligação do seu filho que estava distante. Não quis sair nem para comer uma pizza com os amigos. “Vai que ele liga!” Pois sua data natalícia evaporou-se como bolha de sabão e o filho não ligou. No dia seguinte ele reclamou comigo e eu tive que concordar. Acontecera comigo também algo na véspera e eu esperava pelo menos encontrar na segunda-feira pela manhã um recadinho mais ou menos assim: “Desculpe-me por ontem”. Mas se não teve telefonema pro meu amigo, pra mim não teve recadinho. Coisas da vida, diria o poeta. No mesmo dia encontro com outro amigo, reclamando que uma pessoa de seu relacionamento foi visitar Portugal e, ao invés de lhe trazer uma lembrancinha típica de lá, como um galo de Barcelos ou um daqueles pratinhos de porcelana com fotos de pontos turísticos, trouxe-lhe um litro de uísque. “Pô, e eu nem bebo!”, me disse ele. Meu amigo deixa no ar essa lição: quando for visitar algum lugar, traga para as pessoas queridas lembrancinhas de lá. Afinal, você periga ir a Portugal e na volta presentear um amigo com uísque made in Paraguai.Uma dentista que trabalhava comigo, Patrícia Capelatto, que hoje divide seu tempo entre Canadá, Alemanha e Austrália, foi um dia visitar as cidades históricas de Minas Gerais. Da cidade de Tiradentes ela me trouxe reproduções em gesso dos Profetas, obras do genial Aleijadinho. Guardo essas peças com o maior carinho. Não poderia receber presente melhor.Assim é a nossa vida, feita de lembranças e lembrancinhas... ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Camões Filho, jornalista, escritor e pedagogo, é membro titular da Academia Taubateana de Letras. E-mail para contato com o autor: camoesfilho@bol.com.br

Um comentário:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO... OBRIGADA PELA VISITA. BJOS

  Descuidou-se por um instante e as bolas escaparam, correram desnorteadas pela rua. Ela tentou agarrá-las, mas era tarde. As bolas correram...